sexta-feira, 5 de março de 2010

[Java] Usar a condição switch


Assim como os comandos if e if/else, o comando switch também é uma construção de controle e assim serve para selecionar tarefas a serem executadas dependendo de uma condição.

Sintaxe:

switch ( <expressão> ) {
case <constante1>:
<tarefa ou bloco de tarefas>*
[break;]
case <constante2>:
<tarefa ou bloco de tarefas>*
[break;]
...
default:
<tarefa ou bloco de tarefas>*
[break;]
}
Lembrando que a expressão deve retornar um valor de algum dos tipos: char, byte, short, int ou do tipo enum.

Exemplo:

switch ( numero ) {
case 1:
System.out.println("É o número 1!");
break;
case 2:
System.out.println("É o número 2!");
break;
default:
System.out.println("Não é o número 1 nem o número 2!");
break;
}



3 comentários:

  1. muito bom todos os posts...o resto dos conteúdos serão postados??? poderia me indicar qual a fonte que vc está tirando as informações...agradeço desde jah!

    ResponderExcluir
  2. Tiro boa parte daqui: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/ , do livro "SCJP Sun Certified Programmer for Java 6" e o restante de fóruns/blogs sobre java. Leio todos, e faço uma compilação simples. Muito bom o link e o livro por sinal.

    Estou seguindo apenas o conteúdo dos concursos que estou estudando.

    Essa semana não estou postando porque me formo amanhã(10/03) em ciências da computação e estou naquela correria de arrumar cabelo, unhas, roupa, convites, sabe? Mas irei sim continuar meus estudos.

    ResponderExcluir
  3. pois eh...tb estou estudando para concursos e esse conteúdo que vc está postando é exatamente o mesmo do concurso dos correios...obrigado pelas dicas...vou tentar achar esse livro que vc passou...meu email é cleberpivetta@yahoo.com.br...se tiver algum material bom(link) pra passar ficaria muito grato...mas jah vlw e muito a sua ajuda...boa sorte nos concursos aeh...até!

    ResponderExcluir