A linguagem de programação Java originou em 1991 como parte de um projeto de pesquisa para desenvolver uma linguagem chamada Oak. Inicialmente foi planejada para ser utilizada como um método de comunicação entre os equipamentos e eletrodomésticos comumente usados pelas pessoas no seu dia-a-dia.
O próximo passo da pesquisa era encontrar um mercado para a linguagem. Uma equipe foi criada para este propósito. A equipe achou que seria uma boa idéia o mercado de TVs a cabo, no entando a indústria de TVs a cabo sentiu que sua plataforma deu muito controle ao usuário e a equipe perdeu para Silicon Graphics, Inc.
Nesta mesma época aconteceu o estouro da Internet e rapidamente uma grande rede interativa estava se estabelecendo e era este tipo de rede que precisavam. Assim, adaptaram a linguagem Oak para a internet e a nova versão da linguagem Oak foi rebatizada de Java.
A linguagem de programação Java possui alguns conceitos, entre eles estão:
* Orientada a objetos
* Distribuída
* Simples
* Multithread
* Segura
* Portável
Mas, o que significa cada um desses conceitos?
Orientação a objetos
Programação orientada a objetos (POO) estava em mente quando o Java foi criado. POO começou com SIMULA-67 uma linguagem de programação em 1967 e ganhou popularidade desde então, com novas linguagens como C++ e C#. Programação processual, como COBOL orienta a seqüência de codificação de instruções utilizando subrotinas e funções para resolver um problema enquanto a POO baseia-se na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos.
Distribuída
A linguagem de programação Java foi projetada a fim de facilitar a sua distribuição por meio de redes como a internet. As aplicações java podem ser executadas dentro dos browsers nos Applets. Além disso, suporta tecnologias de rede distribuídas, tais como Method Invocation (RMI), Common Object Request Broker Architecture (CORBA) e Universal Resource Locators (URLs).
Simples
Além de java ser uma linguagem de programação de alto nível e com sintaxes muito semelhantes a outras linguagens populares como C, C++, há em Java outras vantagens que a transformam em uma linguagem simples, como: Em Java são utilizadas referências ao invés de ponteiros. Java suporta nativamente caracteres Unicode, facilitando a internacionalização. Desalocação de memória automática pelo processo do garbage collector.
Multithread
Possui facilidades para criação de programas multitarefas (múltiplas linhas de execução num mesmo programa).
Segura
A linguagem de programação Java (TM), em conjunto com o JRE (Java Runtime Environment) garante a segurança através de medidas como a proibição da manipulação de ponteiros e memória de leitura/gravação ao disco rígido do computador por programas distribuídos como applets; verifica se todos os programas contêm códigos válidos; suporta assinaturas digitais.
Portável
A linguagem de programação Java (TM) é independente de plataforma, como Write Once, Run Anywhere (escreva uma vez, rode em qualquer lugar). A JVM (Java Virtual Machine) é necessária em cada plataforma que executa o programa Java. A JVM interpreta o bytecode Java, carrega a biblioteca de classe Java (também conhecido como API - Application Programming Interface) e executa os programas em Java.
Prezada Carina, parabéns pelo blog! Estou estudando pra concurso e aqui encontrei muita matéria bem escrita, sucesso!!! Muito obrigado pela ajuda!!! Que Deus a abençoe!!!
ResponderExcluirAbs
Carlos Eduardo
Digo o mesmo que o amigo acima. Você de parabéns. Ajudou-me bastante.
ResponderExcluir