segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

[Java] Interpretação de um programa Java com depuração dos valores das variáveis (parte 2/4)


Os comandos print e set

No post anterior, você aprendeu a utilizar o comando print do depurador para examinar o valor de uma variável durante a execução do programa. Neste post, aprenderá a utilizar o comando print para examinar o valor de expressões mais complexas e também a utilizar o comando set, que permite ao programador atribuir novos valores às variáveis.
  1. Inicie a depuração: No Prompt, digite jdb para iniciar o depurador Java.
  2. Avaliando expressões aritméticas e booleanas: Lembre-se, como mostrado no post anterior, de que depois de o aplicativo entrar no modo de interrupção, você pode explorar os valores das variáveis do aplicativo utilizando o comando print do depurador. O comando print também pode ser utilizado para avaliar expressões aritméticas e booleanas. Por exemplo, se você digitar print nomeDaVariavel - 2.0. Observe que o comando retornará o valor da variável menos 2.0. Entretanto, esse comando na verdade não altera o valor da variável, apenas exibe a solução da expressão. Outro exemplo porém com expressões booleanas, digite print nomeDaVarialvel == 23.0. As expressões que contêm o símbolo == são tratadas como booleanas. O valor retornado pode ser false se a variável atualmente não contém o valor comparado ou true caso contrário.
  3. Modificando valores: O depurador permite alterar os valores das variáveis durante a execução do aplicativo. Isso pode ser valioso para experimentar diferentes valores e localizar erros de lógica nos aplicativos. Você pode utilizar o comando set do depurador para alterar o valor de uma variável. Digite set nomeDaVariavel = [valordesejado]. O depurador altera o valor da variável e exibe o novo valor.
Controlando a execução com os comandos step, step up e next

Em algumas situações, será necessário executar um aplicativo linha por linha para encontrar e corrigir erros. Nesta seção, você aprenderá a utilizar o depurador para essa tarefa. Os comandos que você aprenderá aqui permitem executar um método linha por linha, executar todas as instruções de um método de uma vez ou executar apenas as instruções remanescentes de um método.
  1. Inicie a depuração: No Prompt, digite jdb para iniciar o depurador Java.
  2. Utilizando o comando step: O comando step executa a próxima instrução no aplicativo. Se a próxima instrução a executar for uma chamada ao método, o controle será transferido para o método chamado. O comando step permite que você entre em um método e estude as instruções individuais dele.
  3. Utilizando o comando step up: Depois de utilizar o comando step para inspecionar o método, iremos tentar o comando step up. Esse comando executa as instruções remanescentes no método e retorna o controle ao local em que o método foi chamado. Em métodos longos, é recomendável examinar algumas linhas-chave do código e continuar a depurar o código do chamador. O comando step up é útil para situações em que você não quer continuar a investigar todo o método linha por linha.
  4. Utilizando o comando next: Digite next. Esse comando comporta-se como o comando step, exceto quando a próxima instrução a executar contém uma chamada de método. Nesse caso, o método chamado é executado na sua totalidade e o aplicativo avança para a próxima linha executável depois da chamada ao método.
  5. Utilizando o comando exit: Utilize o comando exit para encerrar a sessão de depuração. Esse comando faz com que o aplicativo termine imediatamente em vez de executar as instruções restantes em main. Observe que ao depurar alguns tipos de aplicativos (por exemplo, aplicativos GUI), o aplicativo continua a executar mesmo depois de a sessão de depuração terminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário