segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

[Java] Interpretação de um programa Java com depuração dos valores das variáveis (parte 3/4)


O comando
watch

Nesta seção, será apresentado o comando watch, que instrui o depurador a monitorar um campo. Quando esse campo está em vias de ser alterado, o depurador o notificará.
  1. Iniciando o depurador: Inicie o depurador digitando jdb.
  2. Monitorando um campo de uma classe: Configure um ponto de monitoração (watch) no campo desejado digitando watch Nomedaclasse.nomedocampo (Por exemplo watch Conta.saldo). Você pode configurar um ponto de monitoração em qualquer campo durante a execução do depurador. Sempre que o valor em um campo está em vias de mudar, o depurador entra no modo de interrupção e o notifica de que o valor mudará. Os pontos de monitoração só podem ser colocados em campos, não em variáveis locais.
  3. Executando o aplicativo: Execute o aplicativo com o comando run. O depurador agora o notificará quando o valor do campo mudar.
  4. Removendo o ponto de monitoração no campo: Suponha que em um campo você queira monitorar somente uma parte da execução de um programa. Você pode remover o ponto de monitoração do depurador digitando unwatch Nomedaclasse.nomedocampo.
Então, nesta seção você aprendeu a utilizar o comando watch para ativar o depurador a fim de notificá-lo sobre alterações no valor de um campo por todo o ciclo de vida de um aplicativo. Você também aprendeu a utilizar o comando unwatch para remover um monitor.

O comando clear

Da mesma forma que na seção anterior foi utilizado o comando unwatch para remover um monitor de um campo, o comando clear é utilizado para remover um ponto de interrupção de um aplicativo.

Freqüentemente, você precisará depurar aplicativos que contêm ações repetitivas, como umloop. Talvez você queira examinar os valores das variáveis durante várias,mas possivelmente não todas, iterações do loop. Se você configurar um ponto de interrupção no corpo de um loop, o depurador efetuará uma pausa antes de cada execução da linha que contém um ponto de interrupção. Depois de determinar que o loop está funcionando adequadamente, talvez você queira remover o ponto de interrupção e permitir que as iterações restantes prossigam normalmente.
  • Removendo um ponto de interrupção: Você pode exibir uma lista de todos os pontos de interrupção no aplicativo digitando apenas o comando clear. Suponha que você esteja satisfeito com o funcionamento do loop for do seu aplicativo, assim você quer remover o ponto de interrupção nesta linha e permitir que as demais iterações do loop prossigam normalmente. Você pode remover o ponto de interrupção na linha digitando clear Nomedaclasse:[numerodalinha], como por exemplo clear ContaTeste:22.
Você aprendeu a utilizar o comando clear para listar todos os pontos de interrupção configurados para um aplicativo e a remover um ponto de interrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário