domingo, 25 de julho de 2010

[Java] Descrever as categorias de exceções


Hierarquia das exceções

Os objetos que herdam da classe Throwable incluem descendentes diretos e indiretos. A figura abaixo ilustra a hierarquia de classes da classe Throwable e suas subclasses mais significativas. A classe Throwable possui dois descendentes diretos: Error e Exception.


Classe Error

A classe Error e suas descendentes representam situações anormais que poderiam acontecer na JVM. Errors acontecem raramente e não devem ser capturados ou lançados por aplicativos.

Classe Exception

A classe Exception e suas descendentes representam situações não comuns que podem ocorrer durante a execução de um programa (Por exemplo, sinais IllegalAccessException indicam que um determinado método não pode ser encontrado, enquanto NegativeArraySizeException indica que um programa tentou criar uma matriz com um tamanho negativo) e podem ser capturadas pelo aplicativo. A maioria dos programas lança e captura objetos que derivam da classe Exception. Uma exceção indica que ocorreu um problema, mas não um problema grave do sistema. A maioria dos programas escritos irá lançar e capturar exceções ao contrário de erros. A subclasse de Exception, RuntimeException, é reservada para as exceções que indicam o uso incorreto de uma API.

Classe RuntimeException

RuntimeException indica um problema de design ou de implementação. Ou seja, ele indica as condições que nunca deve acontecer se o programa está funcionando adequadamente. Uma exceção ArrayIndexOutOfBoundsException, por exemplo, nunca deve ser acionada se os índices de array não estender além dos limites do vetor. Isto também se aplica, por exemplo, a referenciar uma variável de objeto nulo. Como um programa corretamente projetado e implementado nunca enfrenta este tipo de exceção, é de costume deixá-la sem tratamento. Isso resulta em uma mensagem em tempo de execução, e assegura que sejam tomadas medidas para corrigir o problema, ao invés de escondê-lo onde (você acha que) ninguém vai notar.

Exceções verificadas e não verificadas

As exceções em Java diferenciam em dois grupos de exceções: exceções verificadas e exceções não verificadas. As exceções verificadas são aquelas em que é obrigatório capturar ou declarar as exceções, enquanto as não verificadas não possuem a obrigatoriedade de capturar ou declarar as exceções. Se o requisito de capturar ou declarar uma exceção verificada não for satisfeito, o compilador irá retornar uma mensagem de erro informando que a exceção deve ser capturada ou declarada. O tipo de uma exceção é que define se é uma exceção verificada ou não verificada. Assim sendo, veja a figura abaixo (lembrando que nela possuem apenas as classes mais significativas). As subclasses das classes de cor vermelha são consideradas exceções verificadas, as demais são consideradas não verificadas.


Resumindo: Todas as classes que herdam de Exception e não herdam de RuntimeException serão verificadas enquanto todas as classes que herdam de RuntimeException, Error e suas descendentes serão não verificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário