Exceções
Uma exceção é o evento que ocorre durante a execução de um programa que interrompe o fluxo normal das instruções. Para resolver os problemas ocorridos em uma exceção deve-se fazer o tratamento de exceção. O tratamento das exceções de um programa faz com que o mesmo fique mais robusto e tolerante às falhas. O tratamento de exceções foi projetado para processar erros síncronos (como por exemplo índice fora do intervalo do vetor, estouro aritmético, divisão por zero) e não erros assíncronos (como por exemplo chegadas de mensagens de rede, cliques do mouse), que ocorrem paralelamente com o fluxo de controle do programa e independente dele.
Tratamento de exceções
No tratamento de exceções primeiramente executa-se uma tarefa, depois se testa se a tarefa foi executada corretamente. Se não estiver sido executada corretamente, então se realiza o tratamento da exceção. Porém, mesclar o tratamento de exceções com a lógica do programa pode prejudicar a leitura do código, principalmente se o aplicativo for grande.
Declarações ou Assertivas
Para realizar a depuração de uma classe ou trecho de código, é útil declarar as condições verdadeiras em um certo ponto do código. A essas condições dá-se o nome de Declarações ou Assertivas (Assertions). Elas ajudam a assegurar a validade do programa identificando possíveis erros de lógica e bugs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário