Um computador está organizado a partir de dois tipos de componentes:
Hardware: Corresponde a parte física do computador. São exemplos de componentes de hardware: processador, memória principal, dispositivos de entrada e saída, memória secundária.
Software: Corresponde ao conjunto de programas que exercem alguma função no computador. Podem ser classificados como software aplicativo (utilizados diretamente pelos usuários, como por exemplo jogos, editores de texto, tocador de música) ou sotfware de sistema (programas voltados para dar suporte funcional aos computadores, como por exemplo Sistema Operacional, firmware).
Principais componentes de Hardware
placa-mãe
Para integrar os componentes de hardware em um computador existe uma placa de suporte chamada placa-mãe. A placa-mãe é responsável por interligar os componentes de hardware e coordenar toda a transação entre os periféricos e o processador. Seus componentes principais são o chipset, BIOS (Basic Input/Output System), barramentos e slots.
O chipset é responsável pelo controle de diversos dispositivos de entrada e saída. O BIOS é o primeiro programa a ser executado quando um computador é ligado. sua função é de preparar o computador para que o Sistema Operacional possa ser executado e controlar o uso dos dispositivos, bem como conter informações de data e hora. O BIOS é armazenado em uma memória do tipo ROM (Read Only Memory) localizado na placa-mãe. Os barramentos fazem a interligação entre os dispositivos da placa-mãe. são divididos em via de dados, via de endereços e via de controle. Os slots são responsáveis por ligar os periéricos aos barramentos. alguns exemplos de slots são: AGP, PCI, PCI express, ISA.
Processador
O processador já foi abordado em post anterior.
Memória
Um dos principais componentes em qualquer computador é a memória. A função deste dispositivo é de armazenamento dados. As memórias possuem uma hierarquia quanto à velocidade de acesso aos dados como mostra a figura abaixo.
Registradores
Memória mais veloz, de menor tamanho de armazenamento e mais próxima do processador.
Memória cache
Uma das memórias mais veloz, porém de menor tamanho de armazenamento de dados. Devido a sua alta velocidade, a cache está presente nos processadores. Um processador pode ter vários niveis de cache.
Memória RAM
Segunda memória mais veloz, de tamanho razoável de armazenamento de dados. Também chamada de memória principal, pois é altamente utilizada pelos softwares.
Disco Rígido
Memória lenta e de armazenamento de grande volume de dados. Normalmente utilizado para guardar dados que podem ser acessados com baixa frequência. A lentidão deste dispositivo de memória dá-se por ser um dispositivo mecânico. Fisicamente um disco rígido consiste de um ou mais pratos metálicos e um braço mecânico que se move sobre estes pratos para realizar a leitura e escrita. Um disco rígido é subdividido em discos ("prato" metálico), trilha (região circular de um disco), cilindro (trilhas de uma dada posição do braço).
Para acessar dados em um disco rígido, é necessário informar à controladora o cilindro, a superfície e o setor a ser acessado. A essa ação chamamos de CHS (Cylinder, Head, Sector). Outro modo de se enchergar o acesso aos dados em um disco rígido é o procedimento LBA (Linear Block Addressing) que consiste em enxergar o disco como um conjunto de blocos, no qual cada bloco é um ou mais setores. o número de blocos é então convertido em CHS.
Placa de rede
Uma placa de rede é o dispositivo responsável pela comunicação entre computadores diferentes em uma rede. Sua função é controlar o envio e recebimento de dados entre a rede. Placas de rede podem ser com fio ou sem fio (wireless) e podem suportar diferentes arquiteturas (as mais comuns são Ethernet e Token Ring).
Teclado
O teclado é um periférico de entrada de dados utilizado na interface entre o usuário e o computador. O princípio de operação do teclado é muito simples e se acemelha a máquina de escrever. Cada tecla pressionada produz um símbolo ou é utilizado em conjunto com outra(s) tecla(s) para produzir ações predeterminadas.
Mouse
O mouse é um periférico de entrada de dados que foi criado após o teclado para auxiliar o processo de interação homem-computador. O princípio básico de utilização do mouse é como um apontador. O mouse possui poucos tipos de operações (click, duplo click, drag and drop e movimentação). Existem modelos de mouse com dois, três ou mais botões, e sua função depende do ambiente de trabalho do mouse.
Monitor
O Monitor é um periférico de saída de dados utilizado para se visualizar dados. Os monitores antigos eram monocromáticos e evoluiram até altas resoluções gráficas. Os modelos antigos de monitores eram, assim como as televisões antigas, de tubo de raios catóticos. Atualmente existem modelos de LCD e LED.
Impressora
As impressoras são dispositivos de saída com a função de imprimir(seja em papel, filme plástico ou até mesmo na formação de modelos) os resultados de um processamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário